O confinamento têm sido bem difícil para muita gente.

Ansiedade. Irritabilidade. Frustração. Impotência. Insegurança.
Essas sensações e sentimentos tem tudo a ver com os efeitos psicológicos do isolamento social:

1| Perda

Seja da liberdade de circular, da expectativa do futuro, das oportunidades de trabalho ou da interação social. E quando nossos desejos são arrancados de nós, sentimos raiva e muita frustração.

2 | Incerteza

De uma hora para outra, o futuro mudou. Agora ele é desconhecido. Planos precisam adiados e até cancelados. Mas até quando? Não sabemos…

Essa falta de respostas sobre o amanhã, dispara nossas preocupações. Joga ansiedade lá para cima!

3 | Mudança

Já dizia o mestre: a necessidade é a mãe da adaptação. E nosso impulso é negar e resistir ao novo. Mesmo quando nem há escolha, as mudanças simplesmente são maiores que todos nós. E diante delas, ficamos apreensivos, tensos e contrariados.

Mas e aí? O que fazer para cuidar da nossa saúde mental?

1 | Contra a perda, o prazer.

Que atividades me deixam realizado, e mesmo dentro de casa posso fazer? Dançar? Me exercitar? Sexo virtual? Chamada de vídeo?

Estou usando a internet e a possibilidade de relacionamento virtual a meu favor? Que pessoas e conversas devo escolher para fazer parte do meu novo dia a dia?

2 | Contra a incerteza, o controle

O que realmente eu posso controlar nessa situação? Minha rotina? As informações que consumo? Os canais e playlists que acompanho?

A dedicação a aprender um novo conhecimento ou habilidade? Meu apoio aos amigos e familiares? Minhas ações aos que mais precisam?

3 | Contra resistência a mudança, o acolhimento, entendimento e aceitação do novo

O que esse momento histórico pode me ensinar sobre o mundo? E sobre as outras pessoas? E sobre mim mesmo? O que descobri sobre meus próprios pensamentos, sentimentos e reações? O que aprendi a valorizar muito mais agora?

E para quem acha que é muita coisa para resolver sozinho, ou se sente precisando de ajuda para passar por tudo isso, a gente tá por aqui! 💖🏳️‍🌈