Quando duas pessoas começam a se conhecer e cultivar uma relação, passam a criar uma ideia de valor sobre si mesmo e sobre o parceiro.

Tem a ver com autoestima: a capacidade de se valorizar muito ou pouco, sendo quem você é.
Enxergar valor em si mesmo pode parecer fácil à primeira vista, mas num mundo cheio de inveja, crítica e retaliações, pode ser um exercício bem cansativo.

Quer dizer, será que tenho menos valor porque estou desempregado? Por que cheguei nos 30 e nunca tive um relacionamento estável?

Será que sou uma pessoa pior porque meu corpo está fora do padrão das academias, mesmo eu gostando dele como é, mas sabendo que tem gente que diz que “eu não me cuido”?
Sua autoestima deve ser o resultado de suas opiniões, suas escolhas, posicionamentos e ações, muito mais do que das recompensas sociais que recebe ao longo da vida.

E essa noção de valor que cada um tem sobre si mesmo, reflete fortemente em como as pessoas se sentem quando estão num relacionamento.

Quantas pessoas você conhece que são ótimas companhias ou amigos maravilhosos, mas que na hora de se relacionar estão sempre com pessoas que não tratam elas de um jeito legal?

Mas por que será que esse amigo não vê? Será que ele não percebe que “merece coisa melhor”? Pois é… Na maioria dos casos, essas pessoas estão com crushes ou parceiros que não reconhecem seu valor, exatamente porque elas mesmas não se valorizam, não se sentem merecedoras.

Quer dizer, para ter alguém ao seu lado que te trate bem, com a dedicação e valorização que você merece, a primeira pessoa que você precisa amar é você mesmo.
Amar a si mesmo é reconhecer o que você faz pelo sucesso da sua relação e não aceitar receber do crush nada menos do que tudo o que você oferece a ele.

Mas, quando a autoestima está fragilizada, as pessoas têm dificuldade de reconhecer seu próprio valor e acabam aceitando o amor que acham que merecem, ficando com parceiros que as magoam e relacionamentos infelizes.
Parece familiar para vocês? Compartilha com aquele seu amigo que precisa saber!

Comenta o que vocês acham: concordam, discordam, veem de outro jeito?

Leia também: Relacionamentos: Compromisso ou Amor Líquido?